O pterígio é uma alteração fibrovascular da superfície do olho (conjuntiva) que cresce sobre a córnea. No Nordeste, principalmente no interior, o pterígio também pode ser conhecido como "vilídia".
Sintomas de olho seco, sensação de corpo estranho ou de areia nos olhos e vermelhidão recorrente são comuns nos pacientes com pterígio.
Esteticamente o pterígio incomoda muito os pacientes, sendo essa a principal motivação para o tratamento cirúrgico, que devolve a beleza dos olhos do paciente.
Nos casos mais avançados o pterígio pode cobrir o eixo visual levando o paciente à cegueira.
Sim, o pterígio tem tratamento. Atualmente a técnica de retirada do pterígio, associado a síntese de um enxerto livre de conjuntiva no local da retirada é considerada a padrão ouro. A fixação desse enxerto com cola biológica permite um maior conforto do que a antiga técnica com pontos. Essa técnica permite também a colocação apenas de uma lente de contato terapêutica no lugar do antigo e anti estético "tampão ocular" usado no passado.
No Nordeste, somos muito expostos ao sol e ao vento e por isso temos uma incidência de pterígio maior que do resto do Brasil. Por isso, é importante que você:
- Use óculos de sol com proteção UVA e UVB.
- Evitem exposição ao vento sem proteção.
- Consulte seu oftalmologista regularmente.