Muitos pacientes necessitam usar um ou mais colírios diariamente, alguns até de forma contínua. Porém, quanto maior o número de colírios que se faz necessário o uso, mais difícil se torna, especialmente nos pacientes com glaucoma e perda visual. Portanto, é muito importante alguns cuidados:
Sempre higienize bem as mãos antes de usá-los.
Evite o contato dos colírios com os cílios, para evitar contaminação.
Esteja sempre atento à data de validade e há quanto tempo ele está aberto. Mesmo dentro da validade, se aberto há mais de 2 meses, ele está potencialmente contaminado. Uma dica: marque a data que o colírio foi aberto no seu rótulo.
De preferência, use o colírio estando deitado para facilitar a sua aplicação. Se houver dificuldade em aplicá-lo, solicite ajuda.
Marque a tampa dos colírios com cores diferentes. Alguns colírios, especialmente para glaucoma, já apresentam borrachinhas de diferentes cores para facilitar a identificação do colírio pelo paciente. Se seu colírio não possui, você ou algum familiar podem marcar com canetas hidrocor na tampa ou com algumas dessas borrachas.
Se você usa mais de um colírio e o horário de uso deles coincide, aguarde 10 minutos entre uma aplicação e outra.
Após o uso do colírio, manter seus olhos fechados por cerca de 30 segundos
Guardar em local arejado e fresco. Se seu colírio tem a recomendação de guardar refrigerado, fazê-lo na geladeira e , em caso de necessidade de transporte, usar um isopor.
Feche sempre bem a tampa, para preservá-lo melhor e evitar o risco de contaminação.
É importante lembrar que o uso correto dos colírios irão otimizar o seu tratamento. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo: